A Secretaria da Educação (SEDU), a União dos Dirigentes Municipais do Espírito Santo (UNDIME-ES) e o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (SINEPE-ES) divulgaram, na noite dessa segunda-feira (16), uma nota conjunta com decisões tomadas em relação ao funcionamento das instituições educacionais diante da pandemia do novo coronavirus (COVID-19).
“Enviamos o conteúdo aos secretários municipais, gestores escolares e demais profissionais de instituições públicas e privadas, municipal ou estadual. Nossa intenção é esclarecer as medidas tomadas em conjunto, que objetivam a prevenção ao Coronavirus (COVID-19) ”, explicou o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
De acordo com a nota, fica instituído um período de transição, para organização das famílias, entre 17 e 20 de março de 2020, obrigatório para a Rede Pública Estadual e facultativo às redes privada e públicas municipais. O período de transição indicado acima segue uma recomendação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, que acompanhará as ações tomadas por cada rede de ensino.
Ainda segundo a nota, as decisões tomadas pela SEDU, UNDIME-ES e SINEPE-ES são fundamentadas em informações oficiais e colegiadas das autoridades competentes. Novas orientações poderão ser tomadas, separada ou conjuntamente, mas sempre buscando uma ação integrada.
Por fim, o conteúdo informa que os respectivos sindicatos de trabalhadores serão envolvidos nos próximos dias para tratar dos desdobramentos das decisões ora tomadas sobre servidores e funcionários.
(POR MIRELA MARCARINI // ASSCOM SEDU // Gutemberg Souza ///)
(Foto//Crédito: AssCom SEDU /// Divulgação ///)